quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Dieta balanceada pode amenizar sintomas da TPM



Cálcio e vitaminas C e D auxiliam na redução de incômodos pré-menstruais.

Sintomas como acne, inchaço, transpiração, cansaço, perda de apetite, diminuição do desejo sexual, dores de cabeça e irritabilidade, compõem um grupo de mais de 150 sinais da tensão pré-menstrual, síndrome que atinge aproximadamente 75% das mulheres no mundo. Estudos da Universidade de Massachusetts (Estados Unidos), divulgados recentemente, apontam que a alimentação é decisiva para amenizar os sintomas da TPM. Mulheres que consomem regularmente leite, queijo e iogurte, ótimas fontes de cálcio, além de vitamina C e D, por exemplo, sofrem menos com o problema.

Segundo Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), o cálcio alivia contrações musculares, ou seja, as cólicas. Já a vitamina D favorece a absorção de minerais pelo organismo.
"O fígado também é fundamental para o equilíbrio dos hormônios femininos, portanto as mulheres devem evitar gorduras, cafeína e álcool, para controlar a TPM", afirma.

Para desintoxicar o organismo, especialistas recomendam alimentos ricos em enxofre, como alho e cebola, além de brócolis, agrião e alcachofra. O bom funcionamento do intestino também garante redução de sintomas pré-menstruais. Neste caso, consumir grãos integrais, legumes, verduras e líquidos, é essencial para prevenir a prisão de ventre e impedir a reabsorção dos hormônios que devem ser eliminados. Alimentos ricos em sal, refrigerantes, cafeína e álcool
devem ser evitados no período pré-menstrual.

Alguns nutrientes desintoxicam o organismo e estimulam a produção de dopamina, endorfina e serotonina, elementos responsáveis por equilibrar as oscilações de hormônios e de humor das mulheres no período que antecede a menstruação.
"Uma dieta rica em alimentos diuréticos, água de coco e sucos de limão e melancia, reduzem sintomas de enxaqueca e retenção de líquidos. Chás, soja e linhaça também ajudam a reduzir os incômodos sintomas da TPM", ressalta o médico nutrólogo.

Nesse período, muitas mulheres sentem vontade de comer doces, principalmente chocolates. De acordo com Dr. Durval Ribas Filho, isso acontece devido a deficiência de magnésio no organismo. "Além disso, o chocolate estimula a produção de serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem-estar. Porém é importante consumi-lo sem exagero, já que contêm cafeína e gordura, substâncias que podem piorar os sintomas. O magnésio também pode ser encontrado em folhas verde-escuras, frutos do mar, nozes, amêndoas, soja e cereais integrais", conclui.


Sabendo um pouco mais........

ABRAN
Associação Brasileira de Nutrologia – é uma entidade médica científica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Fundada em 1973, dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, decisivos no diagnóstico, na prevenção e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano, as enfermidades nutricionais.
Reúne 3.200 associados: médicos nutrólogos, cientistas, pesquisadores e profissionais na área de nutrição, que atuam no desenvolvimento e atualização científica em prol do bem estar utricional, físico, social e mental da população.

Beijos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


©2007 'Templates e Acessorios'